E-mail Marketing
A comunicação por e-mail é um dos melhores canais disponíveis para construir uma relação sólida com o seu público. Dentro das estratégias de marketing de uma empresa, o e-mail marketing é sem dúvida uma opção a considerar, que apresenta grandes benefícios:
- Permite enviar mensagens totalmente personalizadas e segmentadas
- Grande alcance orgânico através da base de e-mails
- Possibilita um grande nível de interação com o público
- É relativamente barato e simples de utilizar uma plataforma de e-mail marketing
- Pode ser utilizado em vários tipos de campanha (venda de produto, newsletter, resposta automática, download de e-books, etc.)
- Permite medir os resultados das campanhas
A chave do êxito no e-mail marketing é a segmentação, criando grupos de contatos distribuídos por interesses e outras informações relevantes (sexo, idade, comportamento) com o objetivo de entregar conteúdos “à medida”. Um dos maiores erros que pode cometer é enviar uma newsletter para toda a sua base de dados, sem segmentar os seus clientes. Enviar e-mails “às cegas” sem segmentação ou estratégia não vai gerar bons resultados e pode, inclusive, afetar a sua reputação.
Por outro lado é essencial que crie e alimente uma lista de e-mails qualificada, com pessoas que autorizaram previamente o envio de mensagens. Enviar e-mails para bases de dados compradas, além de não cumprir a legislação (RGPD) vai acabar por gerar baixas taxas de abertura, poucas conversões e provavelmente que as suas mensagens vão parar ao “lixo” das contas de e-mail, por serem consideradas spam.
Em suma se quer utilizar esta ferramenta e aumentar os seus resultados com o envio de e-mails, precisa de pensar numa estratégia de e-mail marketing que responda às seguintes questões:
- Qual é o objetivo da estratégia de e-mail marketing?
- Que ferramenta de e-mail marketing vai utilizar (Mailchimp, E-goi, etc.)?
- Como vai criar e alimentar a sua lista de subscrições?
- Como vai captar leads?
- Que métricas vai acompanhar?
- Em que dias e para quem vai enviar emails?
- Qual é a estratégia de marketing de conteúdos?
Apesar do envio de newsletters ser um dos exemplos de utilização mais comuns de e-mail marketing, o poder desta ferramenta vai muito além disso. Com o email marketing pode enviar um e-mail de boas vindas, oferecer um desconto, atualizar sobre novidades no blog, realizar inquéritos, divulgar o lançamento de um e-book, seguir uma venda, entre tantos outros exemplos.
Se ainda não tem uma estratégia de e-mail marketing estabelecida, ou pretende melhorar ainda mais os resultados, aposte nesta ferramenta. Fale connosco e alcance bons resultados com as suas campanhas de e-mail.